Certamente esse é o livro com mais mortes de toda a saga. Não é a toa que é o melhor. Vários eventos marcantes acontecem nesse livro, e nesses eventos, muitos personagens morrem. Então decidi fazer de um jeito diferente, tirando os personagens que não morrem nesses eventos, eu vou separar os acontecimentos, explica-los e aí sim citar os personagens que morrem neles, continuando em ordem ordem cronológica. Os outros personagens que não morreram nesses eventos, eu vou citar como antes.
Mortos na Batalha da Água Negra.
Esses são personagens que morreram no segundo livro na Batalha da água negra, mas só ficamos sabendo da morte deles no começo do terceiro.
Allard, Dale, Matthos e Maric Seaworth: Filhos mais velhos de Davos Seaworth. Morreram na explosão de fogo vivo que ocorreu na Torrente da Água Negra.
Sor Jacelyn Bywater: Chefe da Patrulha da Cidade de Porto Real. Na vanguarda contra Stannis, onde Porto Real foi invadida, ele foi morto pelos seus próprios homens em um motim.
Sor Jate Blackberry e Hal, O Porco: Guardas de Pedra do Dragão. Morreram na explosão de fogo vivo.
Guncer Sunglass: Senhor da Casa Sunglass. Durante a Batalha da água Negra foi queimado vivo por Melisandre em Pedra do Dragão como um sacrifico para o Deus R'hollor.
Monford Velaryon: Senhor da Casa Velaryon. Foi queimado em seu próprio navio na explosão de fogo-vivo.
Aqui começa o terceiro livro
Iggo: Dothrak membro dos Bravos Companheiros. Foi morto por Nymeria, loba de Arya, e sua alcateia que estavam vagando pelas Terras Fluviais.
Batalha do Punho dos Primeiros Homens
O Berrante soou três vezes, isso quer dizer White Walkers. Essa foi uma batalha épica entre os membros da Patrulha da Noite e os Caminhantes Brancos, onde os patrulheiros foram completamente massacrados. A Batalha não foi narrada no livro, apenas contada em partes por aqueles que sobreviveram.
Maslyn: Membro novato da Patrulha. Ele era um dos que conspiravam para assassinar o Senhor Comandante Jeor Mormont. Morto brutalmente por uma criatura morta-viva
Thoren Smallwood: Um dos comandantes da Patrulha da Noite na Grande Expedição Para-lá-da-Muralha. Teve sua cabeça arrancada por um Urso morto-vivo.
Sor Ottyn Withers: Um dos comandantes da Patrulha da Noite na Grande Expedição Para-lá-da-Muralha. Levou um coice de um cavalo morto-vivo e morreu na hora.
Paul Pequeno(Apelido estranho em português, mas em inglês é Small Paul): Membro novato da Patrulha da Noite. Foi morto por um Caminhante Branco e depois revivido para se tornar uma criatura morta-viva. Essa criatura que antes era Paul foi morta por Samwell Tarly.
Bernarr: Ajudante de Meistre Aemon. Morto por criaturas mortas-vivas.
Bannen: Membro Novato da Patrulha da Noite. Ele sobrevive a Batalha, nas depois morre por causa de um ferimento infeccionado.
Batalha de Valdocaso e consequências da Batalha do Bosque dos Murmúrios
Teve uma Batalha em Valdocaso onde um exército nortenho foi derrotado pelo exército de Lorde Randyll Tarly e depois disso, as consequências da morte de Eddard e Torrhen Karstark vieram a tona. Lorde Rickard queria se vingar de Jaime Lannister por ter matado seus filhos, mas como Jaime foi libertado por Catelym Stark, outras coisas aconteceram.
Sor Helmann Tallhart: Comandava o exército nortenho na Batalha de Valdocaso. Foi morto, mas lutou bravamente
Tion Frey (FIlho de Genna Lannister)e Willem Lannister(Filho de Kevan Lannister): Escudeiros que foram capturados e tornados reféns. Robb pretendia trocá-los por Sansa Stark que era refém dos Lannisters. Só que como eu disse acima, Jaime Lannister foi libertado e Rickard Karstark queria vingança. Ele matou os dois jovens escudeiros, e teve sua vingança, mas o Rei Robb ficou indignado com isso.
Rickard Karstark: Lorde da Casa Karstark. Foi executado junto com todos os outros homens que o ajudaram a matar os reféns Lannisters. Robb declarou isso como assassinato, pois não foi permitido matá-los. Essa ação de Robb foi praticamente o estopim para o declínio do reinado dele.
Aqui acaba esse evento, continuando a lista
Kraznys Mo Nakloz e Grazdan Mo Ullhor: Comerciantes de escravos de Astapor. Incinerados pelo dragão de Daenerys, Drogon.
Sor Cleos Frey: Filho de Genna Lannister e primo de Jaime Lannister. Foi capturado junto com Jaime na Batalha do Bosque dos Murmúrios e depois o acompanhou na viagem de volta à Porto Real. Ele foi morto pelos Bravos Companheiros antes deles capturarem Jaime e Brienne.
Jarl: Um dos comandantes do exército de Selvagens de Mance Rayder. Quando um grande grupo de Selvagens escalavam a Muralha, um bloco de gelo quebrou e Jarl caiu. Seu corpo foi achado empalado em uma árvore.
Bodger: Um dos seguidores de Jarl. Ele não se entendia com Jon Snow e tenta derrubá-lo quando escalavam, mas ele que acaba caindo.
Symon Língua de Prata: É um Bardo de Porto Real. Ele fica sabendo do romance entre Tyrion e Shae, então Tyrion manda assassiná-lo.
Motim na Fortaleza de Craster
Após a Batalha do Punho dos Primeiros Homens, o restante da Patrulha da Noite que sobreviveu se refugiu na Fortaleza de Craster. Craster disse que já tinha ajudado a Patrulha o suficiente,e não queria mais dar comida e bebida para eles. Isso revoltou os Patrulheiros, mas Jeor Mormont ordenou que ficassem quietos. Alguns Patrulheiros viraram a casaca e começaram um motim
Garth de VilaVelha: Membro novato da Patrulha da Noite. Ele é assassinado por Garth de Vilaverde, um membro desertor da Patrulha.
Craster: Ele é um Selvagem que é amigo da Patrulha da Noite. Ele tem uma Fortaleza Para-lá-da-Muralha. Ele é assassinado por Adaga, um membro desertor da Patrulha.
Rolley de Viliirmãs: Ele é um dos desertores do Motim. Ele sobe até o sótão da Fortaleza para estuprar as esposas de Craster, mas cai e quebra o pescoço.
Sor Byam Flint: Membro Novato da Patrulha da Noite. Não se sabe exatamente o que aconteceu com ele, mas provavelmente foi morto no Motim pelos seus próprios irmãos.
Alyn: Intendente da Patrulha da Noite. Ele é atingido por uma flecha, sabe lá de quem.
Jeor Mormont. Senhor Comandante da Patrulha da Noite. Alguns membros da Patrulha já planejavam assassinar Jeor pois não gostavam de receber ordens dele. Por isso o Motim aconteceu. Foi apunhalado no peito pelo desertor Ollo Mão-Cortada.
Aqui acaba o evento, continuando a lista
Hoster Tully: Senhor da Casa Tully. É o único personagem de toda a saga que morreu de causas naturais. Era muito velho. Seu filho, Edmure Tully, virou o novo Lorde.
Rei Balon Greyjoy: Auto-proclamado Rei das Ilhas de Ferro. Supostamente, ele estava andando nas pontes de Pyke quando uma tempestade surgiu e ele caiu, mas depois descobrimos que seu irmão, Euron Greyjoy, apareceu surpreendentemente e empurrou Balon nas pedras do mar.
Sawane Botley: Lorde da Casa Botley. Depois de Balon, Euron se torna o Senhor das Ilhas de Ferro mas Sawane recusa seguir ordens de Euron, por isso Greyjoy o afoga.
Septão Utt: Membro dos Bravos Companheiros. Ele comandava um grupo que saqueava septos e matava outros septões. Esse grupo foi derrotado pela Irmandade Sem Bandeiras e Utt foi enforcado.
Lark, Ryles, Pé-Torto e Chett: Eles faziam parte da conspiração para matar o Senhor Comandante Jeor Mormont, porém, morreram na Batalha do Punho dos Primeiros Homens. No entanto, eles foram revividos pelos Caminhantes Brancos. Samwell Tarly e Goiva encontram eles na Floresta e eles tentam atacá-los. Mas eles são salvos por uma figura misteriosa que é chamada de Mãos-Frias que mata os quatro mortos-vivos.
Prendahl na Ghezn e Sallor: Eram capitães da companhia de mercenários Corvos Tormentosos das cidades livres. Os Corvos Tormentosos foram contratatdos para proteger Yunkai de Daenerys Targaryen. Mas Daario Naharis, o terceiro comandante da companhia, traiu eles e para provar sua lealdade á Daenerys, decapitou os dois outros capitães e trouxe suas cabeças até Daenerys.
O Casamento Vermelho
Certamente é o evento principal de toda a saga As Crônicas de Gelo e Fogo, e também o mais sangrento. Uma conspiração entre as Casas Frey, Bolton e Lannister para dizimar de vez todo o exército Stark. Ocorreu no casamento entre Edmure Tully e Roslin Frey, nas Gêmeas, sede da Casa Frey. Dois massacres foram organizados: Um em uma Torre, onde estavam os Lordes, os noivos e o Rei Robb e na outra torre e também na área dos acampamentos, o massacre dos soldados.
Torre 1
Robin Flint: Herdeiro da Casa Flint. Foi cercado por vários soldados Frey e esfaquado múltiplas vezes.
Sor Wendel Manderly: Herdeiro da Casa Manderly. Levou uma flechada na boca.
Lucas Blackwood: Segundo filho de Tytos Blackwood. Morto por Sor Hosteen Frey.
Sor Donnel Locke: Cavaleiro da Casa Locke. Atingido por vários dardos.
Sor Owen Norrey: Cavaleiro da Casa Norrey. Atingido por vários dardos.
Lady Dacey Mromont: Herdeira da Casa Mormont. Levou uma machada na barriga por Sor Ryman Frey.
Pequeno Jon Umber: Filho de Grande Jon Umber e herdeiro da Casa Umber. Foi decapitado por soldados Bolton.
Rei Robb Stark: Auto-proclamado Rei do Norte. Todo esse massacre acontece por causa dele. Ele tinha prometido à Walder Frey que se casaria com uma de suas filhas ,mas no fim se casou com Jeyne Westerling. Lorde Walder ficou furioso e traiu Robb, planejando uma conspiração. Uma espada foi fincada em sua barriga por Rosse Bolton.
Aegon "Guizo" Frey: Um neto débil mental de Lorde Walder. Catelyn Stark coloca uma adaga na garganta de Aegon, ameaçando matá-lo se não deixassem Robb ir. Lorde Walder disse que trocaria facilmente um neto débil mental pelo Rei. Depois que Robb é morto, Catelyn enlouquece e degola Aegon.
Catelyn Stark: Senhora da Casa Stark. Degolada por Sor Raymund Frey após enlouquecer, no Casamento Vermelho.
Benfrey Frey: Décimo sexto filho de Lorde Walder. Ele ataca Dacey Mormont, porém ela fere ele gravemente, mas é morta em seguida por Sor Ryman. Benfrey morre momentos depois por causa do ferimento.
Torre 2 e Área dos acampamentos
Sor Tytos Frey: FIlho de Jared Frey. Recebe uma machadada na cabeça de Sandor Clegane.
Sor Garse Goodbrook: Cavaleiro da Casa Goodbrook. Morto por Sandor Clegane.
Raynald Westerling: Herdeiro da Casa Westerling. Ele libertou Vento Cinzento quando homens Frey tentavam matá-lo. Ele foi atingido por flechas desses mesmo soldados e caiu no rio.
Vento Cinzento: Lobo de Robb Stark. Ele sempre era bonzinho para aqueles que eram leais à Robb e rosnava ou até atacava aqueles que ele achava suspeito. Ele foi hostil com Raynald Westerling pois o mesmo não sabia que sua família também conspirava contra o Rei Robb, então era leal à ele. No entanto, Vento Cinzento sempre rosnava para Sybell Spicer, mãe de Raynald.
Batalha de Castelo Negro Parte 1 - Ataque vindo do Sul
Jon Snow voltou para seus irmãos da Patrulha. Já tinha informações suficientes dos Selvagens, que eles estavam marchando para Castelo Negro. Mance Rayder estava confiante porque quase a maioria da Patrulha da Noite foi dizimada pelos Caminhantes Brancos, então foi com tudo para o ataque. Essa épica Batalha tem duas partes no livro, uma do ataque vindo do sul e outra do ataque vindo do norte, essa que eu vou falar mais para frente na lista. Esse primeiro ataque foi feito pelos Selvagens que conseguiram atravessar a Muralha.
Dick Follard: Membro novato da Patrulha da Noite. Estavam no topo da Torre do Rei quando levou uma flecha de Ygritte.
Rast: Membro da Patrulha da Noite que foi recrutado no mesmo dia que Jon Snow. Foi deixado por Bowen Marsh para defender as Torres de Castelo Negro. Um Thenn enfiou uma lança em sua barriga.
Jovem Henly e Velho Henly: Eram construtores da Patrulha da Noite. Foram deixados por Bowen Marsh para defender as torres de Castelo Negro. Morreram lá.
Dilly Dornês. Membro Novato da Patrulha da Noite. Ele também foi deixado por Bowen Marsh, porém durante a batalha ele escorregou de uma das torres e caiu de cabeça. Veio um Thenn e enfiou uma lança entre suas omoplatas.
Styr: Magnar(líder) dos Thenn, uma tribo dos Selvagens. Ele caiu em um mecanismo da Muralha junto com seu grupo, quando tentava escalar ela de novo. Esse mecanismo fez com que uma parte do gelo da Muralha caísse e Styr morresse junto com seus soldados.
Quort e Polegares de Pedra: Homens de Styr que morreram na armadilha
Ygritte: Uma esposa de lança que posteriormente vira amante de Jon Snow quando ele fica cativo dos Selvagens. Na Batalha, ela é achada por Jon mortalmente ferida.
Aqui acaba o evento, continuando a lista
Oznak Zoh Pahl: Comerciante de escravos de Meeren. Ele protege a honra de Meeren e chama Daenerys para um duelo. Ela manda Belwas, O Forte para combatê-lo e é vencido facilmente.
Mero: Comandante dos Segundos Filhos, uma companhia livre de Essos. Ele morre na chamada Batalha de Yunkai, contra o exército de Daenerys.
Rei Joffrey Baratheon: A pessoa mais odiada da saga e Rei de Westeros. Ele é envenenado em seu próprio casamento e morre diante de todos da corte. Cersei culpa Sansa e Tyrion pelo assassinato, mas depois descobrimos que o plano foi orquestrado por Petyr Baelish e executado por Ollena Tyrell, que estava na mesa do Rei.
Sor Dontos Hollard: Um cavaleiro que serve a Corte Real. Ele foi contratado por Petyr Baelish para ajudar Sansa a fugir após o incidente com Joffrey. Ele já aparecia várias vezes para Sansa desde o segundo livro, dizendo que a ajudaria a fugir. Quando finalmente o momento chega, Petyr aparece e manda seus guardas executarem Dontos, pois ele não era confiável.
Vargo Hoat: Líder dos Bravos Companheiros. Depois da saída de Roose Bolton, os Bravos Companheiros tomaram conta de Harrenhal e fizeram várias atrocidades por lá. A festa deles acaba quando Sor Gregor Clegane chega junto com seus homens e retoma Harrenhal. Vargo Hoat é capturado, suas mãos, seus pés e seu membro é cortado por todos os saques e estupros que ele cometeu e depois ele é torturado cruelmente. Não sobrou nada dele.
Batalha de Castelo Negro Parte 2 - Ataque Vindo do Norte e a chegada de Stannis Baratheon
Como o ataque do sul falhou, Mance Rayder decidiu atacar pelo norte com seu exército e os gigantes. Eles conseguiram romper o portão da Muralha e atacar, mas eles não contavam com a chegada do Rei Stannis Barahteon, o único que atendeu o pedido de socorro da Patrulha da Noite. Ele chegou pelo flanco com mais de 1000 soldados e derrotou os selvagens.
Donal Noye: Ferreiro de Castelo Negro. Ele não tem um braço, mas luta tão bem como se tivesse dois. Ele comandava a Patrulha da Noite durante a Batalha. Defendia o portão de Castelo Negro quando o gigante Mag o demoliu. O gigante e Donal duelaram. Donal Noye foi morto, mas não antes de lutar bravamente e matar Mag.
Mag Mar Tun Doh Weg: Um dos chefes do gigantes, uma das raças primordiais de Westeros. Chamam ele de Mag. Ele conseguiu derrubar o Portão de Castelo Negro mas não contava com Donal Noye. Os dois duelaram e Mag conseguiu quebrar a costela de Donal, mas Noye conseguiu fincar a espada no pescoço do gigante e os dois morreram.
Watt de Lago Longo, Sor Endrew Tarth e Sor Aladale Wynch: Membros veteranos da Patrulha da Noite. Eles estavam com Bowen Marsh quando um grupo de Selvagens atacou a Ponte das Caveiras. Foram mortos nessa Batalha, mas conseguiram despistar os Selvagens.
Alyn Vermelho da Floresta das Rosas: Um intendente da Patrulha da Noite. Ele leva uma flecha na perna e cai lá do topo da Muralha.
Orell: Um selvagem troca-peles que controlava uma águia . Sua águia foi queimada por Melisandre com uma magia quando o exército de Stannis chegou, isso também mata Orell.
Harma Cabeça-de-Cão: Uma das capitãs do exército de Mance Rayder. Foi morta quando o exército de Stannis ataca os Selvagens. Sua cabeça foi enfiada em uma estaca como "prêmio" para os soldados de Stannis.
Dalla: Esposa de Mance Rayder. Morre ao dar a luz ao filho de Mance durante a Batalha.
Aqui acaba o evento, continuando a lista.
Oberyn Martell: Irmão mais novo de Doran Martell. Oberyn se voluntaria para lutar por Tyrion Lannister no Julgamento por Combate. Isso para enfrentar Gregor Clegane. Por que? Todos nós sabemos "Voce a matou, você a estuprou, você matou o filho dela". Oberyn consegue ferir gravemente Gregor, mas é morto de um jeito horrível.
Eu colocaria Gregor Clegane agora pois ele morreu com os ferimentos feitos por Oberyn. Mas supostamente ele foi revivido por Qyburn com uma espécie de necromancia.
Polliver e Cócegas: Um soldado de Gregor Clegane. Estavam na lista de Arya. Quando Arya e Sandor Clegane estão viajando juntos, eles encontram os dois em uma estalagem. Ela reconhece Polliver e Cócegas reconhece ela. Os quatro brigam e os dois são mortos por Arya.
Eu colocaria Sando Clegane aqui pois ele ficou muito ferido com a briga contra Polliver e Cócegas, porém, não se sabe se ele morreu ou não. Tudo diz que não
Shae: É uma seguidora de acampamentos que começa a ter um caso com Tyrion Lannister. Durante o julgamento de Tyrion, Shae revelou sua verdadeira natureza e o traiu, declarando que ele conspirara com Sansa para assassinar o Rei Joffrey e o Lorde Tywin, revelando até suas relações íntimas com Tyrion. Shae estava na cama com Tywin quando Tyrion fugiu das celas negras. Ele a encontrou e a enforcou com a corrente do cargo de Mão do Rei
Tywin Lannister: Senhor da Casa Lannister e Mão do Rei. Quando Tyrion fugiu das celas negras, encontrou Shae e a enforcou. Logo após isso pegou uma besta que estava lá e encontrou Tywin no banheiro. Tyrion disparou um dardo em seu pai, que o insultou como ação final.
Eon Hunter: Senhor da Casa Hunter. Um Lorde muito velho que já foi amigo de Eddard Stark, Robert Baratheon e Jon Arryn. Ele foi assassinado por um homem a mando de seu próprio filho, Harlan Hunter. Petyr Baelish afirma que Harlan também matará o seu irmão mais velho, Gilwood, mas isso ainda não aconteceu.
Lysa Arryn: Membra da Casa Tully e viúva de Jon Arryn. Desde criança, ela era apaixonada por Petyr Baelish, e sabendo disso, Mindinho a manipulou várias vezes. Uma dessas vezes foi o assassinato de Jon Arryn e o mandato de uma carta para os Starks, acusando os Lannisters disso, isso foi o começo dessa saga toda. Após algumas desavenças com Sansa, Lysa tenta matá-la. Petyr aparece e a acalma, mas depois confessa que a única mulher que ele amou foi Catelyn Stark, e a empurra no Portão da Lua. Mindinho acusa o cantor Marillion do assassinato e convence Sansa a culpá-lo também
Aqui seria o final do livro, porém tem mais um capítulo
Epílogo de A Tormenta de Espadas e a maior reviravolta da saga As Crônicas de Gelo e Fogo
Esse epílogo é contado no ponto de vista de Merret Frey. Ele foi se encontrar com a Irmandade Sem Bandeiras que sequestrou seu primo Petyr Frey. Quando ele chega em Pedrasvelhas, um PLOT TWIST acontece
Petyr Frey: Filho de Sor Ryman Frey. No Casamento Vermelho, a missão dele era embebedar Grande Jon Umber. Foi sequestrado pela Irmandade pelo seu envolvimento com o massacre. Quando Merret chega e se encontra com a Irmandade, eles o levam para Petyr, que já está enforcado em uma árvore.
Merret Frey: Oitavo filho de Lorde Walder Frey. No Casamento Vermelho, a missão dele era embebedar Sor Marq Piper. Depois que ele vê Petyr morto, a Irmandade o captura e começa os preparativos para enforcá-lo. Quando ele já está com a corda na cabeça, uma figura misteriosa aparece. Quando ela tira o capuz, se revela Catelyn Stark, com um grande na garganta. Merret não acredita, ele viu seu irmão Raymund a degolando. E enquanto ele é enforcado, é revelado que Catelyn foi revivida por Beric Dondarrion, quando a Irmandade achou o seu corpo no rio. Agora ela é conhecida como Senhora Coração de Pedra, e pretende se vingar de todos que participaram do Casamento Vermelho, ou seja, todos os Freys.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir